quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O difícil é começar certo ...



O problema sempre foi esse, passar da teoria para a prática !!!

Mesmo sabendo que comer mal, ficar acima do peso e não praticar nenhuma atividade física multiplica o risco de aparecimento de doenças, eu não conseguia abandonar esses hábitos. Não basta reconhecer que são nocivos para obter sucesso em abandoná-los.

Minha proposta de mudança de hábito para atingir metas para uma vida saudável é:

- Não ficar ensaiando uma decisão. Fiz isso minha vida toda... É normal imaginar que podemos perder peso lendo ou obtendo conhecimento teórico sobre esse assunto. Sabemos que não é verdade ... se fosse não haveriam pessoas obesas (eu por exemplo já li incontáveis revistas , livros, reportagens... tudo relacionado a perda de peso). É necessário começar a fazer, ir mudando os hábitos devagar...  pode levar um mês para mudar um pequeno hábito , porém será definitivo. Não vale a pena tentar mudar tudo de uma vez...

- Focar na conquista. Ao mudar hábitos, pense no quanto você vai ganhar com isso, ao invés de pensar no que vai perder. Anote em uma folha o porquê você deseja emagrecer, não adianta achar que vai lembrar ... anote mesmo ( 1. ..., 2. ..., 3. ...). Não acreditava, e levei anos para fazer ... FUNCIONA. Tenha sempre com você para ler no momento que for sair da sua proposta de mudança (sua meta).

- Não ser radical. Se numa festa exagerou no bolo, salgadinho sanduiche ou se deixou de se exercitar numa semana atípica, recupere-se rapidamente, não espere a segunda-feira. O segredo não é a privação, mas saber escolher o tipo de proteína, carboidrato ou gordura que faz você perder peso sem passar fome. Exemplo: uma fatia de pão integral e uma fatia de pão branco possuem praticamente a mesma quantidade de calorias. Entretanto, o pão integral tem carboidratos complexos, que são digeridos mais lentamente, ajudando a manter a saciedade por mais tempo. O mesmo serve para o arroz, para o macarrão ...

- Controlar as emoções. Isso é muito complexo... Nos momentos difíceis é comum largarmos tudo e fazer o que sempre fizemos, traz conforto... Essa situação só não se repetirá mais, quando os novos hábitos se transformarem em velhos hábitos. Se estiver triste e pensar em “enfiar o pé na Jaca”, saia e vá caminhar em algum lugar calmo ( sem dinheiro – lógico).

- Comemorar cada bom resultado. Não corra atrás de quilos a perder. Mude seus hábitos que o excesso de peso vai embora. Não estou falando para não se pesar ou não observar as calorias ingeridas... só estou afirmado que a alimentação e a atividade física para uma vida saudável, essas sim , fazem você perder peso e mantê-lo.

Dicas:

- Faça de 5 a 6 refeições por dia – se você não programar  e não estiver
  disponível para você, não conseguirá fazer ( estou falando da lancheirinha...)
- Coma verduras e legumes no almoço e no jantar e frutas nos intervalos das
  refeições ( olha a lancheirinha de novo ai...)

- A porção de carne ( ou qualquer proteína magra)  deve ser do tamanho da
  palma da mão. De preferência as carnes grelhadas , evite frituras.

- Diminua o sal e os alimentos ricos em sódio.

- Beba no mínimo 2 litros de água por dia. Se não carregar  a garrafinha com
  você , não vai lembrar de beber agua ...

- Faça pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias.

- Faça um prato bonito, colorido . Aprecie sua refeição. Coma devagar.

O que deu muito certo para mim: Reservar um tempo no início da semana para planejar meu próprio cardápio  , anotar o que como e prestar atenção na qualidade e quantidade dos alimentos.

Escolha um ou dois novos hábitos e coloque em prática... assim funciona!!

Bjss a todos!!!





Vamos caminhar gente !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ei Galera ... deixe o seu incentivo aqui ...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...